domingo, 29 de março de 2009

Uma Pequena Alusão - Quase Nula!





X
(Eduardo Bento)


Finalmente chego ao ponto crucial.
Abastecido de fortalezas que me deste,
Gratificado pelo amor fraternal
E desinibido das loucuras de uma prece.
Será que foste tu que me acolheste,
Ou foi à grande contenda vital que me removeste?

Pálido fado;
Vívida magia.
Eu sei?
Qual é a grande resposta?
Não me encontro em trilhas ou linhas,
Só me perco na solidão inexata;
Temido por ser grande junto à tua face.

Carregada é a fração contida em poucos atos;
Desconhecidos são os casos e também os fatos.

Eu saberia?
Não foi desta vez que Ele me compreendeu.
Mas sua existência é real?
Sua compaixão e onisciência são palpáveis?
Mais perguntas sem conclusão.
Perco-me novamente em versos prosados e pouco rimados.
Em frases longas, posteriores as antecessoras curtas.
Não quero mais amor diluído, nem restos de carinho.
Quero mostrar o quanto podes ser sozinho, se viveres em mim.

São devaneios que vão contra os preceitos.
Conjecturas recalcadas, logo que aniquiladas;
Todos os manuseios sociais são tidos como conceitos.
E toda intolerância é combatida com virtudes mascaradas!

Vita - pactum - morte!
São anos irreversíveis em minh’alma.
Mas meu intelecto elevado me afasta a sorte.

Ouvi: - “Cadê a nossa vitória e a nossa satisfação?”...
Então concluo que tu não me ouviste mais.

5 comentários:

  1. Texto bonito, mas triste...

    Parabens fico feliz que tenha recuperado a inspiração para escrever..


    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. E ai cara, parabéns pela postagem. Não sou bom em entender poemas.
    Valeu abrass.

    ResponderExcluir
  3. Meus caros,

    Agradeço, de coração, os vossos comentários.
    Entender uma poesia, ou poema, não é tão difícil assim. Ainda mais quando se trata de assuntos não tão subjetivos. Basta compreender qual é o núcleo que está sendo tratado e em qual condição - social, moral (ou amoral), ética, espiritual etc. - o autor está no momento, ou estava anteriormente.
    Ainda mais, nesse caso que, trata-se de um texto inteligível. Ou ele está muito ininteligível para vossa compreensão?

    Bom, no mais, é isso!

    Um grande abraço. Mais uma vez, obrigado!


    Eduardo

    ResponderExcluir
  4. Humm,gostei!mas você sabe,para mim,Ele, está sempre comigo!beijoo!!!

    ResponderExcluir
  5. Ah! Eu não sei de nada não. Pra começar eu nem sei quem você é, Sr. ou Sra. anônimo(a)... (risos)

    Um grande abraço, obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir