sexta-feira, 13 de março de 2009

Hoje é sexta-feira 13!


Os dias 13, que caem em uma sexta-feira, são considerados dia de azar. Está enraizada em tradições históricas e cristãs, muito provavelmente.

Acredita-se que tal número foi considerado de má sorte porque jesus teria morrido numa sexta-feira de páscoa, além de serem 13 o numero de indivíduos que estavam presentes na santa ceia, dentre eles Judas. Teólogos dizem que Adão e Eva comeram o fruto proibido numa sexta-feira e que o grande dilúvio teve inicio também nesse dia “desgraçado”.

Ocorreu também em uma sexta-feira 13, no ano de 1306, a tortura dos Cavaleiros Templários na França. Posteriormente, foram queimados em público. Na tradição britânica era comum enforcar em os criminosos condenados.

Tendo em vista todos os acontecimentos e crenças, essa data ficou mundialmente caracterizada por tragédias, tornando-se amaldiçoada. Muitas pessoas têm pavor e medo incondicional do dia 13, denominado triscaidecafobia (em inglês paraskavedekatriaphobia).

Essa herança cultural perdura por séculos e, hoje em dia, deve ser encarado apenas como uma data comercial para lançamentos de filmes do gênero de horror, de produtos que “trazem” azar e de eventos e festas sobre o tema. Coisas ruins acontecem todos os dias, independentemente da data. A neurose sobre o fato não deve sobrepujar a vida moderna.

5 comentários:

  1. EU TENHO MEDO! RS.

    VALEU VINI, POSTAGEM MUITO BOA!

    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  2. sexta feira treze.... geralmente tenho sorte nelas rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. haha amei o post da sexta feira 13! xD

    ResponderExcluir
  4. Porra!!! Eu amo a sexta-feira, nem me importo se é dia 13, 14 ou 15, o importante é q é sexta!!
    falo eduardo.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho medo é dessa palavra "paraskavedekatriaphobia"
    huauhauhauhauha
    E viva os filmes de terror! ;)

    ResponderExcluir