sábado, 6 de novembro de 2010

Filme: O Enigma de Kaspar Hauser


Alemanha Ocidental 1974 - cor - 110 min
Título original: Jeder für sich und Gott gegen alle
Direção: Werner Herzog

Roteiro: Werner Herzog e Jakob Wassermann
Elenco: Bruno S., Walter Ladengast, Brigitte Mira, Willy Semmelrogge

Género: drama

Idioma original: alemão


Certa vez, este filme foi recomendado por uma professora minha da faculdade porém, eu já tinha assistido esta produção bem antes de começar o curso de filosofia. Aqui em casa, há muito tempo, já tínhamos o VHS deste drama tão marcante.
Eu nunca havia feito uma "leitura" fenomenológica acerca do Egnima de Kaspar Hauser antes de começar a cursar filosofia - se é que agora eu fiz algum tipo de leitura -, destarte, talvez com um olhar diferenciado sobre como pode ser a vida sem experiências, as cenas me levaram para uma compreensão (no sentido de abarcar) menos inautêntica do que outrora tinha me levado para um mero drama silencioso de uma cotidianidade atrelada à publicidade que se tornou a vida contemporânea que, historicamente, sempre aceita questões lógicas ou científicas como a verdade do que o ser exatamente é.

Os acasos anteriores não me levaram ao conceito, ou melhor, à vivência empírica que tirariam os meus dias da total claridade circular, para uma inédita escuridão misteriosa que transferiria minha exatidão privada para um estado de completa atitude de abertura a tudo que, em termos gregos, constitui-se em um πάθος daquilo que antes tinha uma significação evidente para mim e que, nesse momento, transformou um dia claro em tempestade e escuridão de uma noite monstruosa e angustiante.
Este é o sentimento que o filme e todas as outras condições artísticas têm me dado de presente, como se eu fosse um mero ente movido por afetações que nunca fecham um ciclo, ou que estão distantes do contexto atualmente aceito. Poucas palavras, dentro de tal linguagem, jamais poderiam dizer qual é esta condição possível do novo contexto em que me sinto cada vez mais inserido.

4 comentários:

  1. E ai veio.
    Parece ser muito bom esse filme. De que ano é?
    Vou procurar vê-lo!
    Valeu até mais abrass.

    ResponderExcluir
  2. Olá, irmão.
    O filme é de 1974...
    Se quiser, eu te mando o link:

    http://www.megaupload.com/?d=GWG6WCQJ

    Abraço,

    E.B.

    ResponderExcluir
  3. Bento, passei a madrugada vendo o filme e não me arrependerei nunca. Fantástico este filme e sua postagem também, valeu pela indicação.

    ResponderExcluir
  4. Aê Tércio, que bom que você gostou do filme ^^

    ResponderExcluir