quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sobre Criminologia


Acredito que poucos sabem o que é a Criminologia, então lá vai uma pequena explanação.

A Criminologia é considerada ciência autônoma, fonte de recursos essenciais ao Direito, com enorme influência no Direito Penal. Busca justificativa para os delitos, avalia tudo que envolve o crime e o delinquente, oferecendo a natureza do fato típico praticado.

Etimologicamente, a palavra criminologia tem seu prefixo originário no latim crimen (crime) e o sufixo grego logo (tratado). Numa busca ampla por seus diversos conceitos, há poucas divergências doutrinárias acerca do assunto.

O profissional da Criminologia faz um diagnóstico do infrator e classifica o crime. Assim, um criminólogo compartilha de seus conhecimentos sobre a tipologia do criminoso e pode orientar sobre as causas do crime ou até mesmo impedir que algum delito venha a acontecer.

Essa ciência evoluiu no decorrer do tempo, possuindo diversas classificações. Dentre as mais conhecidas, o desenvolvimento da Criminologia foi dividido majoritariamente pela doutrina em duas escolas: Clássica e Positiva. No decorrer da história houve mudanças no pensamento criminológico, que passaram do conhecimento pela legitimidade do direito de punir, pelo criminoso nato com características inerentes desde o nascimento e também pela transformação do indivíduo causada pela sociedade.

Atualmente vemos a formação do mais novo ramo, que unifica as ciências da Criminologia e da Genética, tendo como principal alvo identificar potenciais criminosos através do DNA, comparando perfis genéticos de amostra desses indivíduos com outras amostras de referência, extraídos de criminosos outrora pesquisados e avaliados.

3 comentários:

  1. Vini,

    Excelente texto, irmão. Não é por acaso que recebeu muitos elogios na tua banca do TCC. Está de parabéns pela excelente pesquisa...

    Abraço,

    E.B.

    ResponderExcluir
  2. Graaaande Vinny!! ^^
    Faz tempo que não o vejo, mas pelo texto dá pra ter certeza de que continua com a mesma sagacidade de sempre! Isso é muito bom!

    Gostei muito do texto e é muito interessante saber de detalhes como estes. Eu mesmo, por exemplo, confundia a criminologia com a medicina forense (que é totalmente diferente!).

    Parabéns pela postagem e sucesso na carreira!! o//

    Abraaaaaaaaaaaaaço!!

    ResponderExcluir
  3. Edu e Rodrigo, obrigado pelos comentários.
    Realmente é uma área muito interessante de se pesquisar.

    Valeu, Abraço.

    ResponderExcluir