sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O Início


Olá meus caros "blogueiros", "bloggers", "blogistas", "bloganos", enfim, meus grandes amigos que gostam de compartilhar textos e/ou conversas de bar.
Inicio aqui o meu mais novo projeto "internético", sem nenhuma pretensão em ser um formador de opiniões; sem nenhum motivo maior do que "simplesmente" escrever e tomar parte dos escritos e experiências de outras pessoas que são versadas na prática literária (estão muito além de mim). Eu sei que o título dessa primeira postagem é muito clichê. Mas não me venham com sermões, psicologias e moralismos, senão eu me preparo com “neologismos malucos”. Sem acidez.

Não vou iniciar aqui a minha descrição, não vou dizer que gosto disso ou daquilo (isto vocês podem verificar nas minhas preferências). Este blog, neste espaço. Vou "falar" sobre filmes, sobre política, filosofia, música, bebidas, mulheres, mulheres, mulheres, mulheres etc. Ah! E sempre que eu tiver um tempo ou dois, também vou escrever sobre: MULHERES! (Risos e gargalhadas).

Não vou dar uma de juiz de direito e julgar atos e ações alheias, não vou dar dicas de como viver bem; não sou filho de escritor de livros de autoajuda (meu pai era eletricista). Apenas quero escrever, quero ler; vivenciar cada comentário, ou a falta do mesmo. Conviver "intelectualmente" com vocês, meus futuros grandes concordes... Espero que me entendam.

Não sou sábio. Sou um estudante; amante das letras e de boa música. Acho que me contradisse agora, eu não iria me descrever, então paro por aqui este assunto sobre mim; vou manter a discrição.

Vocês podem me perguntar o que quiserem, podem abrir discussões sobre o que tiverem vontade. Se eu não conhecer o assunto em questão, eu vou dizer sem medo: “NÃO SEI, ME ENSINA?”.

Então espero de coração que apreciem as minhas postagens (não esta, pois está muito vaga, sem conteúdo e sem um objetivo claro), suponho que o meu pouco conhecimento sobre todas as coisas seja muito, para quem não quer conhecer sobre tudo. Aproveito também para deixar o meu agradecimento a todos que postarem comentários e me adicionarem aqui, desde já, vocês têm a minha amizade e a minha grande admiração.



Momento informativo para quem ainda está perdido

Nossa ortografia mudou (01/01/2009), fizeram um “acordo” em nossa forma de escrever. Já não é “correto” o que aprendemos quando crianças. Vejam a seguir um artigo que demonstra como o “ser-errado”, tornar-se-á o “ser-correto” e vice-versa:


Uma questão de tempo

(Miguel Sanches Neto)

Demorei para aprender ortografia. E essa aprendizagem contou com a ajuda dos editores de texto, no computador. Quando eu cometia uma infração, pequena ou grande, o programa grifava em vermelho meu deslize. Fui assim me obrigando a escrever minimamente do jeito correto.

Mas de meu tempo de escola trago uma grande descoberta, a do monstro ortográfico. O nome dele era Qüeqüi Güegüi. Sim, esse animal existiu de fato. A professora de Português nos disse que devíamos usar trema nas sílabas qüe, qüi, güe e güi quando o u é pronunciado. Fiquei com essa expressão tão sonora quanto enigmática na cabeça. Quando meditava sobre algum problema terrível – pois na pré-adolescência sempre temos problemas terríveis –, eu tentava me libertar da coisa repetindo em voz alta: “Qüeqüi Güegüi”. Se numa prova de Matemática eu não conseguia me lembrar de uma fórmula, lá vinham as palavras mágicas.

Um desses problemas terríveis, uma namorada, ouvindo minha evocação, quis saber o que era esse tal de Qüeqüi Güegüi.

– Você nunca ouviu falar nele? – perguntei.

– Ainda não fomos apresentados – ela disse.

– É o abominável monstro ortográfico – fiz uma falsa voz de terror.

– E ele faz o quê? – Atrapalha a gente na hora de escrever.

Ela riu e se desinteressou do assunto. Provavelmente não sabia usar trema nem se lembrava da regrinha.

Aos poucos, eu me habituei a colocar as letras e os sinais no lugar certo. Como essa aprendizagem foi demorada, não sei se conseguirei escrever de outra forma – agora que teremos novas regras. Por isso, peço desde já que perdoem meus futuros erros, que servirão ao menos para determinar minha idade.

– Esse aí é do tempo do trema.

Fonte: REVISTA ESCOLA ABRIL





Fico por aí e vocês por aqui...

Um Grande Abraço,
Bye bye, so long… C'ya next time!

11 comentários:

  1. Aeee Eduuu!!!!!!

    Realmente essa nova forma ortografica é uma besteira..tantas pessoas passando por fome..e o que fazem..é mudar a ortografi ¬¬
    Esse povo merece comer muita ligüiça ao inves de ficar inventando moda!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Edu! Eu não sou tão velha assim mas sempre uso trema. Além disso eu não consigo entender porque aboliram um regra tão útil na ortografia... hahaha

    beijos! e eu vou passar mais por aqui pra ler os posts :)

    ResponderExcluir
  3. Nussa muita coisa pra ler... sucesso no blog hein ^^

    ResponderExcluir
  4. Um absurdo mesmo essa questão de mudança ortográfica.. ¬¬
    nós ficamos ANOS aprendendo a escrever o certo e ai acontece umas coisas dessas....

    huauhahu.
    somos do tempo do trema ><"

    Eduuu..
    gostei do blog!!
    uhehueuhe

    to vendo q vai falar muito de mulheres hein!! heheheh

    bjowss :)

    ResponderExcluir
  5. acordo ortográfico = dor de cabeça pra muita gente...
    ainda bem que os vestibulares vão se adaptar em 2012 até lá ja estarei na facul -uff-
    os países se unem para mudar o portugues, mas não se unem para tratar de problemas sociais que são menos complexos que isso XD

    ResponderExcluir
  6. Èééééé amigo!
    A reforma ortográfica serve para os linguistas de hj em dia ter o que fazer. Acredito que a solução para esses individuos seria criar uma nova lingua e deixar o portugues em paz.
    Abrass.

    ResponderExcluir
  7. que raiva mesmo das novas regras.. acho uma besteira ficar mudando tanto a língua assim.. agora eu to toda perdida e nem sei direito se eu to escrevendo certo ou não :/ xD

    ah edu.. gostei do blog :)

    esperarei ansiosamente por um novo post! xD haha..

    bjos :D

    ResponderExcluir
  8. Aeeeeeeeeeeeee Edu!!! o//

    Olha.. acho que Eu sou a pessoa mais suspeita a opinar em relação à essa manifestação de "falta do que fazer" dos nossos queridos "guardiões" da Língua Portuguêsa.

    Tem "n" fatores mais importantes para serem abordados do que alterações de cunho estético na Língua Portuguesa! Fizeram isso na tentativa de "enxer Lingüiça" e acabaram "enxendo o saco" ahauahauahauahauahauahuahauaha

    O fato de abolirem acentos como trema e outras sentenças dentre as quais o seu uso não vinha sendo muito freqüente, considero apropriado. Mas de modo geral esse "molho" pode acabar saindo mais caro que o "peixe" se levarmos em consideração o fato de que o processo de adaptação às novas regras vai ser muito complicado, sobretudo para as pessoas que ainda não estão acostumadas com leitura assídua, escrita assídua ou mesmo que não têm acesso à veículos mais informativos como internet e coisas do gênero...

    Maaaasss... por um outro lado: Quem sabe medidas como essas, a longo prazo, não façam o brasileiro deixar de tratar com tanto pouco caso as manutenções culturais que vêm sendo implantadas no seio da sociedade? Tá na hora da juventude começar a se mobilizar mais pra conseguir as coisas, em vez de ficar assistindo a tudo sempre de braços cruzados, preferindo se tornar refém das mídias.

    Chega, já escrevi demais... ahauahauhauahauahauahauhauahauah XD

    Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaço!

    ResponderExcluir
  9. oláááá edu.. fazendo uma visitinha aqui pro seu blog =)
    nem me fale dessa nova ortografia. tanta coisa pra mudar e eles vão mudar ISSO? sem comentários.

    obs: eu gosto dos seus textos :}

    bjinhos.
    marilia!

    ResponderExcluir
  10. Oii Edu!
    Parabéns pelo blog^^
    Muito bom,gosteii!!

    E...Eu ainda estou perdidaaa!rsrs

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Bah então...

    teu blog esta bom viu...:D

    parabéns...

    e viu como eu comentei :p


    bah mas agora é sério...

    então...

    A internet tem o lado bom pela informação e tens o lado ruim pois as pessoas começam a escrever de forma errada,na forma como falam...

    Mas gostei do teu blog...:D


    parabéns.. =P

    bejones...

    Bruna..

    ResponderExcluir