quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Depois de um longo inverno...

Olá, tudo bem pessoal?

Depois de muito tempo, estou de volta aqui. Como embruteci (ou eu sempre fui um jumento mesmo) e toda a minha inspiração para escrever (que já era pouca) foi-se embora. Postarei um texto, super antigo e mal redigido, aqui no blog. O texto em questão faz parte de um projeto tonto que eu tinha de escrever um livro; como eu não quero seguir a onda das pessoas burras que escrevem qualquer coisa e, muito menos, como eu não sou um rapaz inteligente, acabei por abandonar tal empreitada. Bom, sem enrolar mais, aí vai o texto que eu sei que ninguém vai olhar, e se alguém ler, vai odiar:

BOSQUEJOS
(Eduardo Bento)

Primeira Parte
“Aos meus caros e benevolentes prosélitos”


I
Toda discrição foi-se embora da vida humana.
Sei que tu sabes que o conhecimento é nulo
E a tua ignorância trata-me como força puritana;
E o teu retrocesso destoa um prazer soturno.

Deu-te pura devoção!
Escolhes as armas frígidas,
Nesta alegoria sem enfeite.

É, trouxeste a mais imutável compreensão alheia,
Que na morte é a destreza única de uma centelha.
Pequeno fardo pela qual a alma foge e gorjeia;
É o abismo cultural que se pairou diante desta telha!

Sem rima
Nem métrica
Ou razão.
Longe de mim
E perto de tu;
É a primeira importância,
Advinda dos mares do Sul.


II
Aquele que aponta o dedo àqueles que nunca sabem,
É o que não enxerga a própria face desumana e vil.
Altruísmo falso, contido em chamas que se desfazem;
E assim, todo julgamento é uma forma de conotar atuações
Que rumores mil trazem, em únicos e pálidos quinhões.
Ah! Há sabedoria? Se o saber é a fraca insalubridade,
Sempre coroada ao modo mais tributário aqui composto.
Então não regule jamais quem deve nunca ser lapidado,
Pois a perfeição é a criação endereçada ao fato oposto.
Milhões de palavras podem comover multidões,
Porém, apenas uma imagem pode desvirtuar tudo;
Esta estampa é a realidade banal que sobrevoa o mundo.
Planeta insano? Sanados serão aqueles com seus peões!
Nós somos sempre reformulados à medida do tempo;
Não sabemos se vamos encontrar plenitude, aqui ou ali.
E não vou me expor a toda falha que se joga ao relento...
Relevou-me a discórdia espantada e inexorável em que vivi.
É sempre resultante conviver contido no mal extremo,
Ilhado no bel-prazer sacro que humanamente era visto;
E ao longo do término observado, por infortúnio foi mal quisto.


III
Quimérico
Doce, pleno orgulho marcado
E desmiolado, da intensa
Forma serena e completa
Que corresponde ao meu chamado,
Vinculado ao estado ermo
E que minh’alma torna a contestar.
Fadada sempre a um caos ilusório
Que os meus dias vão questionar:
Onde é que há de se viver?
Se a vida é breve e engendrada.
Por aquilo que sou eu em mim,
Uma vivência escusa, titular e regrada.
Poderá eu vir a ser um ser amado?

Toda contestação que me foi apresentada,
Tornou o dia claro em escuridão intensa;
De toda tirania acumulada em meu coração,
De todo espaço que a morte demonstra encarnação.

Toda promessa foi recusada,
E a vitória ficará sem uma estrada.
Cores passaram a ser ausência,
E o meu corpo sem existência.

Quero lutar, amar e também vencer.
Mas sem um apoio, como vou ganhar?
A soma real do fato é o que muda o meu viver;
E o destino é um jogo ímpar sem par.
À par de tudo que vai mudar. Transformar sem alguém a destinar;
Destino sem força a iluminar.
Luz que transcende a sorte e o azar;
Infortúnio que afasta toda compreensão:
deus, Lúcifer, ogum, Zeus, exu - ou todos os deuses - rezar e pecar!
Traga sempre toda crença em uma falsa união.

DESCULPEM-ME PELOS VERSOS MAL FEITOS, OS ERROS GRAMATICAIS E OS TEXTOS FEIOS E MAL ESCRITOS.

4 comentários:

  1. UAU! Renasceu das cinzas! rsrs

    Eu li e não odiei. E agora? Qual a outra opção? rsrs :D
    Nossa, Edu... eu jamais escreveria algo assim, com tanta profundidade e complexidade. Achei lindo, apesar de ser meio sombrio! Lindo mesmo.

    E vc precisa mudar esses seus marcadores!!! "burro, jumento, sem noção, Texto mal escrito" não são os marcadores principais. rsrs

    Beijão da Fe (Mattos)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo seu comentário, Fe.


    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Uaal, e depois fala dos meus ...

    boa Edu!
    Muito booom!

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelo comentário, meu caro!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir