domingo, 2 de agosto de 2009

Cuidado com o que você ingere!


É impossível não notar que os meios de comunicação divulgam, dia após dia, notícias negativas dos três poderes brasileiros. Os eleitores participam de maneira ativa na composição dos poderes Legislativo e Executivo. Os poderes deveriam funcionar de maneira harmônica entre si, como se fosse um corpo.

Como todo corpo, é preciso fazer os check-ups, para diagnosticar qualquer falha e presença de qualquer microorganismo maléfico a ele. Podemos fazer o auto-exame já foi postado previamente aqui e aqui, no qual podemos identificar atividades atípicas e parasitárias. Também outra forma de verificar o funcionamento da constituição orgânica é a feita pelos meios de comunicação e fiscalização autônomos. Esses meios, muitas vezes podem atuar como agentes duplos: auxiliam o lado que lhe oferece naquele momento maior vantagem.

Descoberto qualquer imperfeição no funcionamento desse organismo, nos resta repelir, empregando os meios de defesa. Para combater, utilizam os protestos: alguns cidadãos se reúnem, insurgindo contra situações adversas, como se fossem anticorpos. Atualmente, não se tem mostrado eficaz, pois o agrupamento de pessoas tem se mostrado de forma isolada e em número insuficiente, além de algumas formas parasitárias se tornarem resistentes a esse mecanismo de defesa. Outro meio de defesa, aplicado num Estado democrático de direito como é o nosso, é a atuação do Ministério Público e órgãos de proteção e defesa da área afetada. Tendo ampla possibilidade de acabar com o que ameaça o corpo e possuindo a competência necessária e conhecimento inequívoco, esses meios parecem inertes e letárgicos, passando a impressão de conveniência em alguns casos.

Acredito que a velha expressão “melhor prevenir do que remediar”, ganha a cada dia mais força. Devemos ter a consciência na hora de eleger membros do Poder Executivo e Legislativo. No momento do voto, analise quem realmente merece ter o cargo público representativo e tenha lisura e respeito às funções que serão atribuídas e aos cidadãos, ao corpo em si. Não devemos permitir a entrada de seres que irão prejudicar o andamento da sociedade, votando no “menos ruim” ou em que nos beneficia de forma individual. Lembre-se: é um direito seu anular o voto. Na ausência de bons candidatos, anule seu voto, não vote em ninguém. Faça que seus amigos e parentes tomem conhecimento da importância do voto, pois se os maus elementos adentram o sistema, é muito difícil expulsa-los, nos obrigando conviver indignados e lesados diariamente.

Um comentário:

  1. Meu caro,
    Muito boa a sua leitura política, sem dúvida alguma. Vamos ver se as pessoas deixam de ter "memória de pombo", e votem com mais consciência. Afinal de contas, parece que o brasileiro, atualmente, vota com a emoção, e não com a razão.

    Essa postagem merece uma divulgação bem ampla.

    Adorei a alusão que você fez ao corpo humano, e também aos políticos corruptos, como se eles fossem uma espécie de vírus na sociedade. E nada mais são do que isso mesmo.

    Está de parabéns,

    Um grande abraço,

    Eduardo Bento.

    ResponderExcluir